Evangelista Joel Jardim - Ministério Palavra de Fogo e Poder

Estamos à disposição para ministrar em sua igreja. em Congressos de Jovens, Círculo de Oração, Campanhas de Evangelismo e Missões.


Contatos: (0xx55) 3413-1090 / 9637-4802 / 8105-0421


quarta-feira, 20 de junho de 2012

QUEM SERÁ CONTRA NÓS


Texto Base: Rm.8:31; “Que diremos pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

            A expressão desse versículo que usamos a cada término de culto, despertou-me no espírito, o desejo de entender o que o apóstolo Paulo estava querendo dizer ao escrever a epístola aos romanos com essa pergunta: “... se Deus é por nós, quem será contra nós?”
            Analisando o versículo, podemos ver que o apóstolo Paulo estava, nos versículos 18 a 23, falando sobre as adversidades, sobre as tribulações, sobre as lutas e provas que nós os cristãos passamos enquanto estivermos vivendo nesta terra.
             Nestes versículos 18 a 23, Paulo está dizendo que as aflições do tempo presente não se comparam com a glória que em nós há de ser revelada.
            Registra ainda que as criaturas desse mundo, aguardam com expectativa a manifestação dos filhos de Deus.
            Declara, o apóstolo, que a criação geme com dores de parto, na esperança de sua redenção.
            Vemos que o apóstolo Paulo estava referindo-se, como já disse, às provas, tribulações, adversidades que passamos nesta vida, em conseqüência do pecado consumado por nossos pais, Adão e Eva, quando desobedeceram a Deus, e que toda a humanidade ficou sujeita.
            O que nos alegra o coração é lermos nos versículos 29 e 30: “29  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30  E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
            Entendemos, então, que todos nós, que recebemos a Jesus Cristo, como Nosso Único e Suficiente Salvador, somos predestinados, isto é, Deus já sabia e sabe antecipadamente, quem irá aceitar ou rejeitar a salvação oferecida por Jesus no Calvário.
            Analisando o texto, podemos entender que Deus, na sua Onisciência, ou seja no seu poder de saber todas as coisas, já sabia e sabe quem irá aceitar a salvação oferecida por Jesus no Calvário.
            Então a esses que aceitaram ou aceitam, Paulo chama-os de “predestinados” e essas pessoas que foram e são predestinadas, Deus os chamou à salvação, para receberem o dom da vida, a vida eterna.
            Aos que Deus chamou para a salvação, Deus os justificou, ou seja, declarou-os sem culpa, livres da condenação do pecado, não porque merecíamos o perdão ou a salvação, mas exclusivamente por um ato de graça, bondade e misericórdia de Deus que nos amou primeiro, sendo nós ainda pecadores, enviando o Seu Único Filho para morrer por nossos pecados.
            Foi pensando nisso, que o apóstolo Paulo, escreveu aos romanos dizendo: “Que diremos pois a estas coisas?” ou seja, que nos importa as tribulações, que nos importa as adversidades, que nos importa as perseguições? E segue a carta, com outra pergunta: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” v.31;
            Lendo esse versículo de forma isolada, alguém poderá pensar que “Se Deus é por nós, ninguém será contra nós”, isto é, todas as pessoas, todo o mundo estará ao nosso lado, estarão ao nosso favor, concordando conosco em tudo, apoiando-nos em tudo, ou seja, não sofreremos nenhum tipo de oposição, nenhum tipo de contrariedade por parte de ninguém.
            Porém, olhando os episódios narrados na Bíblia Sagrada, vamos encontrar homens de Deus, tais como: José, Ananias, Misael, Azarias e Daniel, e tantos outros,  que mesmo fazendo a vontade de Deus, mesmo estando na presença de Deus, esquecendo-se muitas vezes de si mesmos, e vivendo única e exclusivamente para fazer a vontade de Deus, e aí poderemos deduzir que ninguém poderia ser contra esses santos homens de Deus, pois Deus era com eles e por eles.
            No entanto, lendo a história desses homens de Deus, vamos ver exatamente o contrário.
            Vamos ver que Deus era por eles e com eles, que Deus trabalhava por eles, mas haviam pessoas contra eles.
            Vejamos a vida de José, filho de Jacó, no livro de Gênesis.
            Deus deu sonhos a José, porque Deus era por ele e com ele. Acontece que José contou os sonhos aos seus irmãos, e isso bastou para que os seus próprios irmãos se voltassem contra ele, dando início a uma terrível perseguição, que só não terminou em morte, porque verdadeiramente, Deus estava com José e era por ele.
            No caso de Misael, Ananias e Azarias, mais conhecidos por: Sadraque, Mesaque e Abede-nego, no livro de Daniel. Deus era com eles e por eles, no entanto, um rei perverso, chamado Nabucodonozor, levantou-se contra eles.
            O rei deu ordem para que todos, ao toque da buzina, se prostrassem diante de sua imagem de escultura. Os três jovens hebreus, apesar de que Deus era com eles e por eles, não obedeceram ao mandato do rei, pois isso levava-os a desonrar e desobedecer ao verdadeiro Deus que era com eles e por eles.
            Decidiram obedecer a Deus e não se prostraram diante de uma imagem feita pelas mãos dos homens, pois sabiam, que fazendo a vontade de Deus, poderiam até morrer, mas a recompensa eterna estaria garantida.
            Deus provou que estava com eles e era por eles, vindo pessoalmente, personificado no 4º Homem da Fornalha Ardente, para livrar os seus servos de serem queimados vivos, honrando assim, a fé dos três jovens valorosos que, não temeram a ordem do rei, mas decidiram antes, obedecer ao verdadeiro Deus que era com eles e por eles.
            Ainda outro exemplo bíblico: Daniel, o profeta estadista. Deus era com ele e por ele. Seus inimigos se levantaram contra ele, induzindo o rei a promulgar uma lei que impedia a Daniel de orar ao verdadeiro Deus, de servir a Deus.
            Mais uma vez, Deus provou que era e é por aqueles que procuram fazer a Sua perfeita vontade.
            Ao ser lançado na cova, Deus fechou a boca dos leões, livrando Daniel das mãos dos seus inimigos e da fúria dos leões famintos.
            Isso aconteceu com esses personagens bíblicos, que viveram antes de nós, em outra dispensação, onde haviam homens que serviam a Deus e havia também os que não serviam a Deus.
            Os que serviam a Deus, Deus era com eles e por eles, mas nem por isso ficaram livres de terem pessoas contra eles.
            O que quero analisar e deixar claro é que quando falamos esse versículo, ao término de nossos cultos: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” parece que estamos querendo dizer, que ninguém será capaz de ser contra nós, mas você já viu pelos exemplos bíblicos aqui apresentados, que mesmo Deus sendo por nós, poderá haver alguém que se levante contra nós.
            E infelizmente, temos que dizer, que as pessoas que se levantam contra nós, na atualidade, quase que na maioria das vezes, são os de nossa própria família cristã.
            Muitas vezes, são aqueles que nos batem nas costas e dizem: “Que pregação, heim?” “Que hino bonito cantaste”. Mas Deus que é por nós, conhece a verdadeira intenção dos corações. Sabe que aquelas pessoas não estão sendo sinceras. Estão possuídas de um espírito abajulador, lisongeiro, para fazer-nos que venhamos a nos ensoberbecer, a ficarmos vaidosos e por aí vai.
            Muitas vezes, quem se levanta contra nós, estão nos olhando nos olhos e dizendo-nos: “A paz do Senhor, irmão”
            O que Paulo estava querendo dizer é que se Deus é por nós, não importa que o mundo inteiro esteja contra nós. Não importa que os nossos próprios irmãos de fé estejam torcendo pela nossa queda, pela nossa derrota. Se Deus é por nós, ainda que “um exército me cercasse, o meu coração não temeria, ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria”. Salmos 27:3;
            Se Deus é por nós,Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.  Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.” Sl.91:7,8;
            Amados, pior ímpio é aquele que está ao nosso lado, as vezes participando da comunhão conosco, com cartão de membro, até mesmo com credencial de obreiro, dando-nos a paz do Senhor, escondido atrás de uma placa denominacional, mas que ainda não abandonou as suas maldades.
            Que Deus tenha misericórdia dessas pessoas.
            Minha oração a Deus e o meu desejo é que não se percam mas venham a arrepender-se dos seus pecados e sejam perdoados, sejam salvos enquanto ainda há tempo, enquanto a porta da graça ainda está aberta, e Jesus está oferecendo salvação a todo aquele que nEle crer.
            A Bíblia nos diz: Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.” Hb.3:7-10.
            Portanto, amados, “Se Deus é por nós quem será contra nós?”
            Serão contra nós, aqueles que mesmo com o nome no cadastro de membros de uma igreja, mesmo com uma credencial de obreiro, ainda não tiveram um encontro real, um encontro verdadeiro com o Nosso Deus Todo-Poderoso, o qual não faz acepção de pessoas, mas que nos diz: “Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Is.1:18.
            “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,” Ef.1:3-7;

Nenhum comentário:

Postar um comentário